Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Extermínio de Pensamentos

"Happiness only real when shared"-Christopher McCandless

Extermínio de Pensamentos

"Happiness only real when shared"-Christopher McCandless

09
Nov18

A tree

Terminatora

b391b867253f8a6489edaaeaae56f1d8.jpg

 

Sempre me senti fascinada por árvores. Cresci rodeada delas, no seio delas e usufruindo de todo o carinho e abrigo que me proporcionavam. Depois que li "A fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner, senti-me ainda mais fascinada com a natureza. Imaginava como seriam as casinhas dos seres que nelas poderiam habitar. Mesmo de meras formigas. Podia passar horas "perdida" no meio da floresta, não me sentia, noutro sítio, tão em casa como ali. Sentia que as árvores, eram a minha casa e a floresta a minha aldeia. 

À conta deste amor, desenhava imenso árvores... Não que seja grande ilustradora, mas eu tinha que colocar árvores sempre nos meus desenhos. Gostava de desenhar prados e árvores. Com um riacho e flores. Um pôr do sol. 

Adoro árvores. Carregam grandes fardos, mistérios e sabedoria. E não importa as adversidades por que passem em suas vidas, mantêm-se de pé. Firmes e prontas para a nova etapa. 

Gosto também da símbologia da árvore. Vida, Mãe, Conhecimento, Família, Segurança... 

Nessa altura não fazia ideia de todo o simbolismo de árvore, ou o que poderia representar para cada pessoa/nação. E mesmo assim, sentia uma certa conexão, um conforto indescritível de cada vez que me aproximava de uma árvore. Alegria, paz... Como podia a árvore estar sempre de pé, mesmo depois de uma tempestade? São fortes e batalhadoras... pensava eu. Fui crescendo e deixei de passear tanto entre as árvores. Mas nem assim, perdi a sensação que sentia ao me aproximar de uma árvore. Aquela excitação, aquela alegria, aquela ânsia de abraçá-la e apertá-la como que querendo protegê-la. Querer me deixar embalar por seus ramos e me aconchegar em suas raízes. Ficar ali e esquecer que existe o mundo.

 

Se me dissessem, que depois de morrer me poderia tornar no que quisesse... Eu escolheria ser árvore. Para poder proporcionar tudo o que já me proporcionaram. Para poder escutar as maravilhas da natureza, para poder dar e transformar. 

 

10 comentários

  • Imagem de perfil

    Terminatora 28.01.2019

    Já devo ter lido sobre o João Sem Medo, há muitos anos... Não me estava a recordar da história em si, mas lembro-me de visualizar essa cena algures nos meus tempos de escola. Tentei pesquisar mais sobre a história e lembro-me sim. Muito boa! Tenho ideia de que era de leitura obrigatória. Embora possa estar errada.
    A verdade é que crescemos e esquecemos essas "lições" que aprendemos em miúdos.
    No entanto, não me acanho de querer continuar a ser uma árvore :) E nunca alguma vez, eu gravei algo em alguma. Acredito que nesta vida a verdadeira felicidade se faz na partilha, no dar de si aos outros. Daí esta simbologia da árvore me dizer muito. Prefiro a natureza aos humanos, muitos sinceramente. Mais depressa eu passo um dia a passear em contacto com natureza, do que estou num "convívio" de pessoas.

    Muito obrigada pela visita e pela partilha! :)
  • Imagem de perfil

    Bibliotecário 28.01.2019

    "desbobinar" que engraçado

    Ai eu tento não esquecer essas lições, eu sou muito infantil e sempre o serei!
    Eu cada vez mais vivo com a natureza e viverei sempre com ela ao ponto de querer fazê-la profissão no meu futuro. Eu já vivo numa quinta numa aldeia e estou em constante contato com a natureza, infelizmente vão construindo postes de alta tensão e torres em todo o lado, zonas industriais, auto-estradas, enfim. Por enquanto posso sair para passear e conversar com as árvores. Com certeza que conheces esta música que diz muito desta nossa conversa:
    https://www.youtube.com/watch?v=Jc87pWX87Xg
  • Imagem de perfil

    Terminatora 29.01.2019

    Com o passar dos anos, o contacto com a natureza perdeu-se ligeiramente.. Mas, não se perdeu o sentimento.
    Meu sonho é poder ter uma casa à beira de lago/rio com montanhas de fundo, muitas árvores atrás e mais nenhuma casa perto. Só de pensar fico pra aqui a suspirar!! :)
    Essa música trouxe-me uma lagrimazinha ao olho... Tão bom filme, e essa música diz tudo aquilo de que precisamos. Obrigada pela lembrança.
  • Sem imagem de perfil

    Zé ninguém 31.01.2019

    Tenho a certeza que vais concretizar esse sonho, ainda mais atualmente há muitas câmaras no interior do país (provavelmente também nas ilhas) que estão a facilitar a instalação de pessoas nessas zonas despovoadas. Eu já tenho uma quinta a 30km do mar, se não tivesse iria para o interior viver, aquilo é tão bonito, no último fim-de-semana eu e os meus pais estivemos em Trás-os-Montes e aquilo é mesmo terra de magia, de bruxas e feiticeiros, é tudo tão resplandecente ver as montanhas todas ao lado umas das outras, é uma terra encantada! Também não me mudo pois sou daqui e a minha aldeia não tem jovens.

    Gostas dos filmes da Disney? Existe um filme que de todos os filmes deste planeta, de animação ou não, é o meu favorito:
    https://www.youtube.com/watch?v=2BN6ldz6Jr8
  • Imagem de perfil

    Bibliotecário 31.01.2019

    Esqueci-me de iniciar a sessão, "Zé Ninguém" ri-me!
  • Imagem de perfil

    Terminatora 01.02.2019

    Imagino, eu ainda gostaria de visitar Trás-Os-Montes e essas terras mais a norte. Como também o Alentejo, tenho um fascínio pelas planícies e pelas pessoas dessa zona. Já visitei Porto, Lisboa e Setúbal. Gostei muito de Setúbal e Porto. Lisboa é bonita também, mas muita confusão para o meu gosto :)
    Um dia...talvez concretize esse sonho. Nas ilhas isso não se aplica tanto.. Na Madeira qualquer dia não há espaço para tanta gente ahaha o trânsito está cada vez mais denso em comparação há 10 anos atrás, quando comecei a conduzir... Está muito diferente. E convenhamos que fazer casa nas montanhas não é fácil, mas lá se têm adaptado :)
    Da Disney é tão difícil escolher um favorito... Conheço esse sim, gostei muito. De Atlântida também. O personagem faz-me lembrar o de Atlântida eheh.
    Tal como não tinha acesso a muitos canais em criança, ver filmes era um luxo. Há muito filme que ainda não vi, ou só conheço pelos trailers. Mas por exemplo, tinha as cassetes do Hércules que alguém me ofereceu num aniversário, e então vi inúmeras vezes. Ou a Mulan. Mas estreou o Vaiana (Moana em inglês) e gostei imenso. Algo diferente. O filme da minha infância talvez seja -Em busca do vale encantado https://www.youtube.com/watch?v=w3Ga5R2ws9U
  • Imagem de perfil

    Bibliotecário 01.02.2019

    Também vi e gostei do filme dos dinossauros.

    Eu adorava viver na montanha, naquelas aldeias da Serra da Estrela sempre a subir, no fim do mundo sendo que o teu mundo são aquelas montanhas. A água, o ar, a terra é tudo de muita qualidade nas montanhas apesar de ser difícil construir lá uma casa, mas com as aldeias já feitas, enfim nem tudo são rosas.

    Eu nunca tive vídeo e adoraria ter tido pois colegas meus gravavam os episódios, eu quando perdi um episódio dos Pokemon.........era o fim do mundo.

    Há muitos turistas na Madeira?

    Sempre que falo no Planeta do Tesouro, toda a gente vem-me com a Atlântida, eu hoje finalmente vi este filme e não gostei nada. Sem dúvida que têm semelhanças: uma viagem, o tesouro sendo que no fim ninguém fica com ele, como são da disney da mesma altura, usaram animação tradicional conjugada com computador, mas muito diferente de resto, a evolução das personagens, os pormenores captados, a música (fora a de ambiente), o mundo imaginado (claro que em ambos é fictício, um mais que outro), as piadas, Atlântida é tipo a versão má do planeta do tesouro!! Aliás há um filme ainda mais parecido com a Atlântida: Avatar.
    Em relação à semelhança entre as personagens principais: Milo da Atlântida e Jim, sim são semelhantes mas são diferentes! (psicologicamente então nada a ver) tirando o fato de ambos virem da disney da mesma altura, é claro que masculino-massa corporal-etnia-idade são as mesmas mas mesmo assim as feições de rosto adeus, há raparigas da atlântida mais parecidas com o jim até!!
    Eu levo isto muito a sério pois eu adoro o Planeta do Tesouro, e adoraria ser um rapaz como o Jim: como vês ando muito mal resolvido da vida!
  • Imagem de perfil

    Terminatora 02.02.2019

    Em breve vou-me mudar, por causa do trabalho, para um sítio mais calmo, à beira de um lago com montanhas e árvores em redor.. Estou ansiosa!
    Na Madeira há bastantes turistas, mas ainda bem pois é a nossa principal fonte económica. Mas a população está crescendo também..
    Sabes eu na verdade não me recordo muito bem de nenhum dos filmes. Mas a nível de personalidades, não têm nada a ver, somente "o desenho" é que é parecido. Faz-me lembrar os mais recentes filmes da Disney, as personagens animadas a computador estão demasiado idênticas. Olhos, Boca, Reacções, Expressões... tudo demasiado idêntico. Comparemos sei lá os últimos 3 / 4 filmes que tenham princesas e príncipes e verás que têm tanta semelhança! Estarão já cansados de criar?!... Não sei.

    Ai deixa lá... Eu gostaria tanto que o mundo do Harry Potter fosse real... ahaha
  • Imagem de perfil

    Bibliotecário 02.02.2019

    o ano 2000 tirou a criatividade às pessoas, as redes digitais que andam no ar afetam os cérebros invisivelmente, pior que micróbios!!!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Extermínios antigos

      1. 2019
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2018
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2017
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2016
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2015
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D

    Mensagens

    Calendário

    Novembro 2018

    D S T Q Q S S
    123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930

    Pesquisar

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub